Projeto
Aprender digital amadora [1.º ciclo] – aprender e ensinar digital nas escolas do 1.º ciclo do concelho da amadora
Equipa
Fernando Albuquerque Costa (coord.), Helena Peralta, Pedro Reis, Luís Tinoca, Joana Viana, Ana Sofia Pinho, Hélia Oliveira, Ticiana Tréz, Elisabete Cruz, Carolina Pereira, Catarina Gonçalves, Rita Marques.
Consultores científicos
Ana Amélia Carvalho (Universidade de Coimbra), João Nogueira (Universidade Nova de Lisboa), Henrique Gil (Instituto Politécnico de Castelo Branco), José Moura Carvalho (Projeto TEA – Tablets no Ensino e na Aprendizagem).
Apresentação
O projeto nasce do reconhecimento da Câmara Municipal da Amadora, em articulação com a direção dos agrupamentos de escolas e com o centro de formação de professores do concelho, da necessidade de uma aposta na exploração e integração pedagógica dos recursos tecnológicos já existentes nas escolas do concelho. Em simultâneo, procurou constituir-se como uma oportunidade para equacionar os desafios que as tecnologias digitais trazem à Escola, assentando no reconhecimento da importância que têm as aprendizagens realizadas no 1º ciclo para o sucesso dos alunos ao longo da sua escolaridade e, enquanto cidadãos, fora da escola, e da importância do trabalho e da ação dos professores nesse processo.
Objetivos
O Projeto tem como principal finalidade estimular e envolver a comunidade educativa do concelho da Amadora, em especial os professores do 1.º CEB, no processo de reflexão sobre a mobilização de tecnologias digitais para fins educativos e sobre as mudanças nas suas práticas que isso implicará, quando considerado o potencial inovador que essas tecnologias encerram, nomeadamente em termos de desenvolvimento curricular e como ferramentas de aprendizagem. Sem prejuízo de outras dimensões de capital importância para a eficácia de qualquer movimento de inovação na escola, e do reconhecimento da interdependência dessas dimensões, “aprender com tecnologias” e “colocar as tecnologias nas mãos dos alunos”, são, neste projeto, dois elementos chave estruturantes do caminho a percorrer.
Pretende-se:
Em paralelo com o trabalho dos professores e dependendo sobretudo da sua ação deliberada, espera-se criar condições que em cada agrupamento permitam:
Atividades
Escolas e professores do 1.º CEB contam com o suporte pedagógico e científico do IE-ULisboa, sobretudo através de um acompanhamento próximo envolvendo:
Sujeitos e organizações envolvidos no Projeto
Câmara da Amadora, Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora (CFAECA), todos os professores e alunos das escolas do 1º CEB da Amadora e respetiva comunidade educativa, incluindo pessoal não docente, encarregados de educação e instituições da cidade.
Duração prevista
junho 2016 a junho 2019
Toda a informação, incluindo contacto, está disponível em: http://aprenderdigital.ie.ulisboa.pt
Contacto: Fernando Albuquerque Costa fc@ie.ulisboa.pt
Redescola©2021 | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
This is off canvas menu widget area. To enable it add some widgets into Appearance – Widgets – Menu Section, and go to Customizer – Main menu to set the icon position.