Redescola

Missão

A Redescola é uma plataforma colaborativa do IE-ULisboa com dezenas de organizações e respetivos profissionais que intervêm no domínio da educação e formação, a nível nacional, regional ou local, vocacionada para a emergência e consolidação de práticas inovadoras no sistema educativo.

Opera através da produção, difusão e apoio à mobilização, pelos seus parceiros, de informação e de conhecimento educacional, tendo em vista a construção de novas e de melhores práticas educativas, e sua sustentabilidade.

Objetivos

A Redescola prossegue a consecução do seguinte conjunto de objetivos:

  • Intervir junto de organizações educativas ou com missões educativas e respetivos membros, com vista ao seu desenvolvimento organizacional e profissional, relacionados com a concretização de ofertas e serviços educativos.
  • Colaborar em programas públicos de melhoria das ofertas e das práticas educativas.
  • Pôr em circulação o conhecimento gerado no IE-ULisboa e no contexto das dinâmicas da REDESCOLA.
  • Construir, mobilizar e divulgar práticas de promoção de qualidade educativa.

Estratégia

A estratégia da Redescola assenta em quatro eixos de ação: (1) intercâmbio de informação e conhecimento; (2) realização de estudos; (3) formação; (4) consultoria e monitorização.

Eixo 1

Intercâmbio de informação e conhecimento

consubstancia-se na ativação e gestão da plataforma que põe em circulação – põe relação – por todos os parceiros a informação e o conhecimento gerado no contexto das dinâmicas da REDESCOLA

Eixo 2

Realização de Estudos

consubstancia-se através da ação dos investigadores da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do IE-ULisboa, designadamente considerando os processos de diversificação e modernização da provisão educativa(com incidência na qualidade das aprendizagens e na preocupação com a inclusão) e as forças da mudança em educação(com enfoque no desenvolvimento profissional, na responsabilização e participação dos atores).

Eixo 3

Formação

dá-se através dos professores do IE-ULisboa, enquanto formadores em domínios diversos de especialidade (administração, avaliação, didáticas específicas, formação de adultos, formação de professores, psicologia educacional e tecnologia). As atividades de desenvolvimento profissional desenvolvidas são de natureza diversa, consubstanciando-se em pesquisas e projetos desenvolvidos em/sobre contextos específicos; sob a forma de eventos regulares organizados no IE-ULisboa (e.g. Encontro SLIA, In TEIP, atividades de ‘Peer Learning’, seminários e encontros de natureza profissional etc.) e respondendo a pedidos específicos das organizações e seus atores, através da realização de ações de formação contínua.

Eixo 4

Consultoria, acompanhamento, monitorização e avaliação

concretiza-se por via da ação dos especialistas do IE-ULisboa, em contextos diversificados, e na realização de estudos de acompanhamento e progresso das organizações educativas, desenvolvidos em/sobre e com organizações diversas (e.g.Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), Comissão Europeia (CE), Administração Educativa, etc.).