Ciclo de Webinar
Inteligência Artificial e Ética: desafios e oportunidades

Ferramentas de apoio à atividade do Professor

A Inteligência Artificial emerge como força transformadora no panorama educativo, criando ambientes de aprendizagem interativos e envolventes, através de simulações realistas e atividades adaptativas, aumenta o interesse dos alunos, mas também promove a aplicação prática do conhecimento. Neste sentido, pela sua capacidade para analisar dados, para criar ou adaptar conteúdos e para oferecer feedback individualizado, oferece oportunidades inovadoras para personalizar a aprendizagem, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos.

Nas múltiplas aplicações de acesso livre, os professores encontram um aliado para o planeamento e conceção de, por um lado, atividades pedagógicas adequadas a diversas metodologias e estratégias e, por outro, atividades avaliativas diferenciadas e inovadoras.

Configurando-se como uma ferramenta que complementa e potencia o trabalho do professor, importa considerar a sua integração de forma consciente e responsável no processo educativo.

Numa colaboração entre a Redescola do IE-ULisboa e o CFAE Seixal – Academia do Professor, realizou-se no dia 4 de junho de 2024 o 5º Webinar do Ciclo IA e Ética: desafios e oportunidades, destinado a professores do Ensino Básico e Secundário.

Pretendeu-se proporcionar aos formandos o desenvolvimento de propostas de atividades com o objetivo de capacitar a comunidade escolar para o uso ético das aplicações suportadas por IA, tendo como perspetiva a integração curricular e transversalidade destas ferramentas.

O Webinar teve como objetivos explorar a IA:

• em contexto educativo – desafios e oportunidades;
  • em atividades de aprendizagem;
  • na avaliação da aprendizagem;
  • com aplicações de apoio ao planeamento pedagógico.

O Webinar teve a participação de cerca de 97 professores.