A inteligência Artificial como suporte à prática pedagógica

A evolução tecnológica, especificamente no domínio da inteligência artificial (IA), tem-se apresentado como uma oportunidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de grande relevância, quer no domínio do pensamento crítico e reflexivo, como na possibilidade de abordagem profunda a conceitos complexos e abstratos.  No mesmo sentido, considera-se muito significativo o contributo quer para a regulação e autorregulação das aprendizagens, assim como para uma maior eficiência na gestão do tempo dos docentes no planeamento pedagógico. Importa, assim, abordar a IA nestes contextos para uma utilização que acrescente valor pedagógico ao contexto escolar.

Numa colaboração entre a Redescola do IE-ULisboa e o CFAE Seixal – Academia do Professor, realizou-se no dia 6 de março de 2024 um Webinar destinado a professores do Ensino Básico e Secundário centrado na temática da Inteligência Artificial.

Pretendeu-se proporcionar aos formandos o desenvolvimento de propostas de atividades com o objetivo de capacitar a comunidade escolar para o uso ético das aplicações suportadas por IA, tendo como perspetiva a integração curricular e transversalidade destas ferramentas.

O Webinar teve como objetivos:

• Compreender os conceitos relacionados com a IA;
  • Debater e refletir sobre os aspetos éticos e legais em contexto educativo;
  • Sensibilizar os docentes para a importância de considerar a IA em contexto escolar;
  • Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA;
  • Explorar propostas de atividades pedagógicas numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

O Webinar contou com cerca de 445 professores participantes.