‘DigiEssa4Schools: Effective Digital Self-Assessment for Sustainable School Improvement’

8 a 12 de maio de 2023

No âmbito do Projeto Europeu “DigiEssa4Schools: Effective Digital Self-Assessment for Sustainable School Improvement”, decorreu, na semana de 8 a 12 de maio de 2023, a primeira atividade de formação (LTT1) de académicos, inspetores, diretores escolares e professores dos vários países parceiros.

O LTT1 foi coordenado pela professora Estela Costa (IE-ULisboa) e contou com a participação do Diretor do IE-ULisboa (Luís Miguel Carvalho), tendo havido, para além da equipa do IE-ULisboa (Estela Costa, Marta Almeida, Nuno Dorotea, Joava Viana), uma participação ativa das equipas que integram o Projeto: Espanha, Holanda, Itália, Roménia e Turquia.

Com esta atividade, pretendeu-se partilhar os resultados da investigação no terreno e dos relatórios de análise realizados nos países parceiros, a compreensão mútua das práticas actuais de autoavaliação, aprendendo exemplos de boas práticas na dimensão da UE.

Desta forma, foi essencial a partilha do conhecimento dos participantes no domínio da autoavaliação e da melhoria das escolas. Apresentaram-se e discutiram-se exemplos de boas práticas no domínio da autoavaliação digital na dimensão da UE.

Ressaltamos as intervenções nos painéis de reflexão e partilha de vários convidados: Cátia Santos e Francisco Machado (AE do Cristelo); Paulo Almeida (Diretor do AE Fernando Casimiro Pereira da Silva); Nuno Mantas (Diretor do AE da Boa Água); Pedro Pereira e Teodora Sande (AE Pedro Eanes Lobato); Dulce Chagas (Diretora do AE de Alvalade – onde decorreu a manhã do segundo dia de atividades).