Redescola

Eventos Regionais Lisboa

Capacitação Digital das Escolas

17 de janeiro e 14 de fevereiro de 2023

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, à semelhança do que aconteceu no dia 17 de janeiro com o Evento Regional Lisboa 1, voltou a acolher, no passado dia 14 de fevereiro, o Evento Regional Lisboa 2 – Capacitação Digital das Escolas: da Visão às Práticas, realizado no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital. Este evento, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE) em colaboração com o Centro de Competência em Tecnologia e Inovação (C2Ti IE-ULisboa) e Redescola do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, do Diretor do IE-ULisboa, Luís Miguel Carvalho, a Subdiretora da DGE, Maria João Horta, e a Coordenadora do C2Ti, Ana Pedro.

Este evento, dirigido a lideranças escolares e a Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), faz parte de conjunto alargado de eventos que estão a ser replicados por todo o país com o objetivo de estimular a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas.

Nos dois eventos realizados, participaram 210 professores, dos quais 88 dirigentes de agrupamentos de escolas, 81 elementos de EDD e 11 Embaixadores digitais.

O trabalho por parte dos Embaixadores Digitais (ED), das Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), dos representantes dos CCTIC e da DGE, a partir da análise de casos práticos, reforça a rede de apoio e de proximidade entre CCTIC – CFAE – ED – EDD e dá continuidade ao processo de capacitação das lideranças das escolas e respetivas EDD.

Em pequenos grupos, moderados por Embaixadores Digitais e Centros de Competência, foram analisados e discutidos casos práticos, onde se pretendia  encontrar soluções e apontar ações para colmatar os problemas identificados. As conclusões dos grupos foram apresentadas em sessão plenária, com moderação do Prof. Doutor Nuno Dorotea.

Foi uma tarde muito rica em partilhas, com os participantes bastante envolvidos nos trabalhos e motivados para novas ações junto das suas escolas.