Projeto
O projeto Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas tem por objetivo contribuir para o exercício de uma cidadania ativa e para a construção de processos de aprendizagem ao longo da vida, apoiado na exploração da memória e do património histórico local relacionados com a educação, o ensino e a escola em meio rural. Em concreto pretende-se, através do resgate de testemunhos orais e escritos, por intermédio de entrevistas e de autobiografias, fixar em fonte para memória futura as experiências de vida relacionadas com a cultura escolar.
O projeto procura ainda constituir uma Memória da Educação ao nível local, identificando o património material e imaterial associado à Educação e ao Ensino (edifícios, iconografia, biografias de pedagogos e professores, efemérides, museus escolares, imprensa local e regional, estatística escolar, visitas de estudo). Um terceiro aspeto do projeto está direcionado para a produção de currículos de história local e para a organização de um programa de formação de professores envolvendo os acetores locais (cidadãos, especialistas em história local, professores e investigadores) e os parceiros institucionais (Universidades e Instituições de Ensino Superior, Associações de Desenvolvimento Local e Centros de Formação de Associação de Escolas). O projeto desdobra-se assim em três eixos que se articulam entre si: 1) Construção de fontes históricas fundada na recolha, sistematização e produção de conhecimento sobre experiências de escolarização que designamos como eixo Memória; 2) Identificação do património histórico da educação ao nível da cultural local que denominamos eixo Património; e 3) Produção de materiais (programas, currículos e módulos temáticos) associados ao ensino e à formação no domínio da história local que denominamos como eixo Educação.
Para além da construção de currículos destinados ao ensino formal (ensino básico e secundário), esta dimensão do projeto contempla a produção de materiais suscetíveis de serem utilizados na promoção turística através da criação de conteúdos sobre história local associados a rotas e circuitos temáticos, articulando o turismo em espaço rural com a vertente histórica e cultural. Através dos objetivos e resultados que se propõe alcançar o Projeto vai ao encontro de um conjunto de eixos prioritários propostos no Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 (CRER 2020).
Ao propor-se desenvolver um trabalho de investigação, produção de conhecimento e aprendizagem em rede (universidades, órgãos locais de governo, associações, estabelecimentos de ensino, cidadãos) o projeto abre a possibilidade de criar dinâmicas educativas inovadoras, potenciando a cidadania ativa e a coesão de toda uma comunidade através da partilha de experiências culturais e educativas.