Era uma vez um peixe chamado bacalhau… Para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
Equipa
Cláudia Faria (coord.), Cecília Galvão, Isabel Chagas, Maria João Mogarro, João Piedade, Nuno Dorotea, Beatriz Condeço, Stefania Brito, Marisela Simões
Apresentação
Este projeto tem como principais objetivos gerais, promover a cultura nas suas várias dimensões (científica, histórica, ambiental, tecnológica), potenciar os recursos identitários e patrimoniais ligados à pesca do bacalhau, promover a consciencialização ambiental e o respeito pela diversidade marinha e promover um maior conhecimento acerca da sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Tem ainda como principal objetivo específico, a promoção da literacia do oceano por parte dos cidadãos em geral e dos jovens em idade escolar em particular, nomeadamente atuar ao nível do princípio 5 – O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas, e do princípio 6 – O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados, dos sete Princípios Essenciais da Literacia do Oceano.
Para atingir estes objetivos, foi criado um recurso educativo digital, que envolve um conjunto de memórias, relacionadas com a pesca do bacalhau, e com as embarcações e artes de pesca, tradicionais e atuais. Este recurso é constituído por depoimentos, testemunhos, histórias de vida de pessoas ligadas à pesca tradicional do bacalhau.
Com base neste recurso, foi também criado um conjunto de propostas didáticas, destinado ao público escolar, que pretende promover o aprofundamento de questões relacionadas com a pesca sustentável, as alterações climáticas e seus efeitos nos oceanos, e com a preservação das espécies marinhas.
O projeto é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-2021 (PT-INNOVATION-0036) e tem a colaboração do Museu Marítimo de Ílhavo.
Este projeto tem a colaboração do Museu Marítimo de Ílhavo.
Sujeitos envolvidos
O recurso é de utilização livre e destina-se ao público em idade escolar, em particular aos alunos do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade.
No dia 26 de setembro, o recurso educativo digital “Era uma vez um peixe chamado bacalhau…” foi apresentado à comunidade educativa, pela responsável do projeto, Cláudia Faria.