‘New Approaches in Inspection: A Polycentric Model’

22 a 26 de novembro de 2021

No âmbito do Projeto Europeu “Novas abordagens na inspeção: um modelo policêntrico”, decorreu, na semana de 22 a 26 de novembro de 2021, a primeira atividade de formação de inspetores turcos e de diretores de escola turcos e búlgaros (“Project learning, teaching, training activity – LTT1).

O LTT1 foi coordenado pelas professoras Melanie Ehren (Vrije Universiteit Amsterdam) e Estela Costa (IE-ULisboa) e contou com a participação do Diretor do IE-ULisboa (Luís Miguel Carvalho) de Luís Capela (Inspetor-Geral da Inspeção-Geral da Educação e Ciência – IGEC) e do seu homólogo turco.

Damos aqui notícia da relevância das comunicações efetuadas pela coordenação do programa da Avaliação Externa das Escolas em Portugal (Inspetoras Leonor Duarte e Isabel Barata).

Para além da equipa do IE-ULisboa (Estela Costa, Marta Almeida, Dulce Campos), houve uma participação ativa das equipas que integram o Projeto: Turquia, Bulgária, Irlanda, Holanda, Instituto Politécnico de Viseu (Ana Costa Lopes, Carla Lacerda, Ana Paula Cardoso) e Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (Diretor Pedro André e Subdiretora Sandra Ramos), onde decorreu o terceiro dia de atividades (painéis de discussão com os atores da comunidade escolar sobre a avaliação das escolas).

Ressaltamos as intervenções nos painéis de reflexão e partilha de vários convidados: António Castel-Branco (Diretor do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro); Raquel Oliveira (Mestre em Educação pelo IE-ULisboa); Nádia Ferreira (Doutorada em Educação pelo IE-ULisboa/colaboradora da Redescola); Nuno Dorotea e Ana Sofia Pinho (docentes do IE-ULisboa e membros da coordenação da Redescola). O evento contou com o apoio na organização da bolseira da Redescola e mestranda no IE-ULisboa, Daniela Almeida.