Aprender e Ensinar a Distância em Tempo de Pandemia (AEDTP)

Equipa

Joana Viana (Responsável), Helena Peralta, Sandra Fradão, Gilda Soromenho, Fernando Costa.

Descrição

O projeto tem como objeto a aprendizagem e o ensino remoto de emergência durante a pandemia COVID-19 e como propósito estudar como é que os professores ensinaram e os alunos aprenderam durante esse período em Portugal. Pretende-se caracterizar os modelos de ensino adotados e a sua relação com práticas pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais.

O estudo organiza-se em duas fases, correspondendo cada uma delas a cada um dos períodos de confinamento (março-junho 2020 e janeiro-abril 2021), e persegue os seguintes objetivos orientadores do processo de investigação: 1) descrever as práticas pedagógicas durante o período de ensino remoto de emergência nos ensinos básico, secundário e superior ; 2) caracterizar diferentes modelos de ensino de acordo com as práticas pedagógicas adotadas em ambiente online; 3) identificar os aspetos pedagógicos que caracterizam o desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais; 4) construir conhecimento baseado em dados que possa fundamentar a construção de referenciais curriculares para a formação pedagógica digital de professores, tanto ao nível nacional como local.

A partir dos dados obtidos espera-se poder mapear as características das abordagens que geram inovação pedagógica e tecnológica, do ponto de vista dos alunos e dos professores. Os resultados permitirão a elaboração de recomendações a apresentar a decisores políticos e a instituições de educação, para apoiar planos de formação pedagógico-digital para professores, a nível nacional e local.

Período de desenvolvimento

2020-2022

Fonte de financiamento

Não financiado

Produtos e seu cronograma

Publicação de relatório sobre estudo I (outubro 2021)
Divulgação de resultados estudo I (20 de outubro de 2021)
Publicação de relatório sobre estudo II (março 2022)
Publicação de relatório final (outubro 2022)

Publicações previstas

Viana, J.; Fradão, S.; Peralta, H.; Costa, F. A. & Soromenho, G. (2022). The innovative teaching potential of using digital technologies during remote emergency teaching. Journal of Education for Teaching (special issue) — Learning from COVID-19: continuity or change in teacher education?

Fradão, S.; Viana, J.; Peralta, H.; Costa, F. A. & Soromenho, G. (2022). Innovating in education with digital technologies? Only if the innovation is based on the pedagogical integration of technology. In H. Burgsteiner & G. Krammer (Ed.). Impacts of COVID-19 Pandemic’s Distance Learning on Students and Teachers in Schools and in Higher Education – International Perspectives. Graz, Austria: Leykam.