Encontro Redescola 2021

25 e 26 de maio de 2021

Este encontro constitui-se como um momento privilegiado para a divulgação e o debate público da atividade desenvolvida pela REDESCOLA, plataforma colaborativa do IE-ULisboa com diferentes comunidades de profissionais da educação, em todos o país, vocacionada para a emergência e consolidação de práticas inovadoras no sistema educativo.

Inovação e inclusão dão mote ao encontro, tendo em vista o desenvolvimento das organizações educativas e a construção contextualizada de melhores práticas, respondendo a dois desafios centrais para os sistemas educativos contemporâneos: o da criação de novos contextos de aprendizagem enriquecidos por tecnologia e da promoção de práticas educativas inclusivas tendo em conta a diversidade crescente dos contextos educacionais e dos seus públicos.

O Encontro inclui duas mesas redondas e dois painéis. As mesas redondas incidirão na importância do trabalho em rede, no interior da escola, e na sua relação com o exterior, revelando formas inclusivas e inovadoras de intervenção em educação. Os painéis centrar-se-ão nos ambientes educativos e nas tecnologias.

O Encontro mobiliza atores das autarquias e das escolas, bem como investigadores do IE-ULisboa que darão testemunho da sua ação conjunta, informada pela investigação e concretizada em projetos de intervenção em curso, que, de forma mais direta ou indireta, envolvem diferentes comunidades de profissionais, na área da educação, em todos o país.

Com edição online, este evento destina-se aos diversos grupos de profissionais envolvidos no setor da educação e a todos os interessados em políticas públicas e gestão escolar.

1º dia (25.5.2021)

Sessão de Abertura.
Mesa Redonda “Trabalho em rede com a comunidade (I)”:

• Hélder Pais | Diretor de Serviços da DSDC – DGE/ME
  • Mário Rocha | Diretor do AE do Cristelo
  • Paulo Almeida | Diretor do AE Fernando Casimiro P. Silva

Painel “Ambientes educativos e tecnologias (I)”:

• Marisa Durão | CM da Amadora: Amadora Digital
  • Maria Paula Rodrigues | CM de Oeiras: Mochila Leve
  • João Pedro da Ponte | IE-ULisboa
  • Fernando Costa | IE-ULisboa

2º dia (25.5.2021)

Mesa Redonda “Trabalho em rede com a comunidade (II)”:

• Ana Cláudia Cohen | Diretora do AE de Alcanena
  • Ana Lúcia Pelarigo | Diretora Pedagógica do Centro Helen Keller
  • Cesário Silva | Diretor do AE Marinha Grande Poente

Painel “Ambientes educativos e tecnologias (II)”:

• Francisco Soares | Diretor do AE Pinheiro e Rosa
  • Helena Pereira | Diretora do AE D. António Ataíde
  • Manuel Mourão | Diretor do AE de Santiago do Cacém

Workshop dinamizado por Marco Neves

Inteligência Artificial na Educação: desafios, oportunidades e inquietações. Qual o papel da IA na Educação?

Workshop dinamizado por Teresa Lacerda

Escolas eTwinning: da partilha nasce a inovação!