Escolas e identidade(s): memórias resgatadas (2016-2017) – Concelho de Proença-a-Nova
Equipa
Justino de Magalhães (coord.) Ana Isabel Madeira, Áurea Adão; Teresa Rosa
Objetivo
As instituições educativas, como as pessoas, são portadoras de uma memória. É uma memória que assenta em factos, efemérides, recordações e que está documentada nos arquivos, nas instalações, em relatos de diversa natureza, crónicas, memoriais, relatos orais. Há memórias e testemunhos que se referem à instituição, materialidade, funcionamento e evolução; há testemunhos e registos sobre o quotidiano ou sobre factos e vivências; há histórias de vida.
As memórias são constitutivas da identidade das escolas e a história das escolas está associada às culturas e ao património histórico local. As memórias das escolas e a história local podem constituir matéria de enriquecimento curricular e de integração na comunidade.
Se, no contexto académico têm sido realizadas investigações tratando de uma instituição educativa, o certo é que a maior parte das escolas portuguesas não possuem ainda trabalhos científicos de resgate da sua memória e, por conseguinte, não dispõem de instrumentos que possam conduzir a estudos identitários. Este é o objetivo principal deste subprojecto.
Atividades
Realização de efemérides e preparação de monografias das instituições educativas;
Recuperação e tratamento de acervos documentais;
Organização de um Banco de memória oral e história de vidas;
Preparação pelos alunos e professores das disciplinas de Ciências Sociais e Humanas de estudos, tendo em vista contribuir para o conhecimento histórico da cultura local/regional;
Realização de um Encontro ‘Encontro Memórias da Escola’(7/4/2017, Câmara Municipal de Proença-a-Nova, em parceria com a Universidade Sénior de Proença-a-Nova)
SessãoMunicípios e escolas: memórias do local e dinamização educativa, no âmbito do Ciclo Conversas à Quinta (19/5/2016, IE-ULisboa).
Sujeitos e organizações envolvidas
Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Universidade Sénior de Proença-a-Nova.