Makerspace Digital m.Lab

Equipa

João Filipe Matos (coord.), João Piedade (coord.), Neuza Pedro (coord.), Ana Pedro, Nuno Dorotea

Apresentação

O makerspace digital – m-lab – do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa constitui um espaço de ação destinado a alunos e professores do Ensino Básico e Secundário para o desenvolvimento de atividades de exploração, pesquisa, análise e produção de objetos físicos ou virtuais.

Este espaço procura inserir os alunos e professores em cenários de aprendizagem inovadores que se revelem promotores de cultura científica e promovam conhecimentos nas áreas das Ciências, Matemática e Ciências da Computação, bem como competências de análise crítica, colaboração e expressão da aprendizagem através da produção de recursos digitais.

As atividades organizadas neste espaço para professores e alunos assentam numa abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes disciplinas ligadas às Ciências e à Tecnologia, nomeadamente novas áreas como a Robótica e Programação de Objetos Tangíveis (robots, drones).

Este espaço procura proporcionar aos alunos experiências reais de resolução de problemas complexos através da sua exploração acompanhada.

O espaço revela-se igualmente como contexto de formação inicial e continua de professores e educadores.

Duração prevista

Em permanência