Desenvolvimento Profissional Através de Estudos de Aula – Município de Oeiras

Equipa

João Pedro da Ponte e Mónica Baptista (coords.), Marisa Quaresma, Joana Mata Pereira, Teresa Conceição

Apresentação

O estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional dos professores cada vez mais utilizado em numerosos países e em diferentes níveis de ensino. Decorre totalmente dentro do ambiente escolar, com os professores a assumir um papel central. Começa com a identificação pelos professores participantes de um problema relevante relacionado com a aprendizagem dos alunos, enquadrado numa perspetiva de desenvolvimento educativo da escola. Depois, os participantes planeiam uma aula (denominada aula de investigação), elaborando tarefas, prevendo as dificuldades dos alunos, antecipando possíveis questões que podem surgir na aula, definindo estratégias de ensino e preparando instrumentos para a observação do trabalho dos alunos. A aula é lecionada por um dos professores enquanto os restantes observam e tiram notas com especial atenção à aprendizagem dos alunos. Em seguida, os professores reúnem-se para analisar e refletir sobre o que observaram o que pode levar à reformulação do plano de aula e a tirar implicações para a sua prática futura. Um aspeto central do estudo de aula é que se centra nas aprendizagens dos alunos e não no trabalho dos professores. Com a sua participação, os professores podem aprender questões importantes em relação aos conteúdos que ensinam, às orientações curriculares, aos processos de raciocínio e dificuldades dos alunos e à dinâmica da sala de aula.

Objetivos

• Promover a realização de estudos de aula no 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
  • Formar professores para assumir o papel de coordenadores de estudos de aula;
  • Estudar adaptações e modificações aos Estudos de Aula tendo em conta o contexto educacional português.

• Realização de workshops de divulgação e formação sobre Estudos Aula;
  • Promoção e apoio à realização de Estudos de Aula
  • Promoção de projetos de investigação;
  • Participação em eventos científicos;
  • Disseminação de resultados.

Reuniões presenciais

Contacto: João Pedro da Ponte jpponte@ie.ulisboa.pt